sexta-feira, 3 de maio de 2024



SINOPSE:
Ele é um dublê e, como todos na comunidade de dublês, faz as cenas mais arriscadas de explosão, tiroteio, incêndios, perseguição e acidentes de carro, quedas das mais altas janelas, tudo para nos divertir. Mas agora, depois de um grave acidente que quase acabou com sua carreira, esse herói anônimo das produções de cinema precisa descobrir o paradeiro de um astro de cinema desaparecido, desmascarar uma conspiração e tentar reconquistar o amor de sua vida enquanto ainda faz seu trabalho diário. O que poderia dar errado?

INFORMAÇÕES:
Categoria: Ação/Comédia
Direção: David Leitch
Elenco: Ryan Gosling, Emily Blunt, Aaron Taylor-Johnson
Título original: The Fall Guy
Duração: 2h 05min
Classificação:
Ano: 3 de Maio de 2024

Escolha o Idioma

Enredo (Contém Spoiler)

PRIMEIRO ATO

Primeira sequência do filme:

Ryan Gosling, no papel de Colt Seavers, protagonista do filme, narra um mini documentário exaltando a profissão de dublê. A narração prossegue durante um plano sequência e ele fala sobre sua relação com Jody, que nesse momento é uma camerawoman, sua namorada e aliada. Os planos de viajar, tomar margaritas e decisões ruins funcionam como foreshadowing. Ou seja, vão reaparecer em outro momento do filme.

O plano sequência coloca a gente dentro do set de filmagem. Demonstrando como Colt, logo depois de um flerte mal disfarçado com Jody, coloca sua vida em risco fazendo uma cena, algo rotineiro para ele. Logo depois somos apresentados a Tom Ryder, estrela do filme dentro do filme. O próprio Colt ainda não sabe que Ryder é seu antagonista. O ator pede para que a cena seja refilmada. E no terceiro ato vocês vão ver por que ele pediu isso. Colt salta no vazio balançando os braços e corta para 18 meses depois.

Esse salto temporal tem uma explicação. Colt aparece cansado, de saco cheio e trabalhando como manobrista. Ele sofreu um acidente e quase morreu depois de gravar aquela cena. Jody tentou ficar próxima dele, mas ele acabou se afastando da namorada.

Somos apresentados a Gail, produtora do primeiro filme que está sendo dirigido por Jody. Ela faz de tudo para ajudar a ex-namorada de Colt com seu filme. Nesse momento ela é uma aliada. Os personagens mudam de status durante o filme. No terceiro ato você vai entender por que é só nesse momento.

Incidente incitante:

Gail pede para Colt participar como dublê no filme da Jody. Pode parecer que ela está tentando reaproximá-lo de Jody. Mas o verdadeiro motivo é para ele ir atrás do Tom Ryder, porque a estrelinha do filme simplesmente se escafedeu no meio das filmagens. Colt recusa o chamado, mas quando Gail diz que foi um pedido da Jody. Ele aceita e vai todo felizão participar do filme. No terceiro ato você vai entender que a razão não era exatamente essa. E também vai entender por que ele chega nas filmagens e tem seu rosto escaneado.

Colt e Jody ficarão juntos no final?

SEGUNDO ATO:

Colt descobre que a Jody não queria ele trabalhando no filme de jeito nenhum. Ela fica bem contrariada e a Gail precisa dar milhares de explicações para convencê-la. Uma típica produtora de Hollywood.

Vamos para a cena mais engraçada do filme que também é um ótimo exemplo de subtexto. Que acontece quando um personagem fala uma coisa querendo dizer outra. Jody pega um megafone e fala sobre o filme que ela está dirigindo. O romance entre um cowboy e uma alienígena. O cowboy sumiu do mapa e nunca mais falou com a alienígena.

E você já percebeu que na verdade ela está falando do seu próprio romance com o Colt. O casal, falando sobre o romance entre os personagens do cowboy e da alienígena, fazem uma D. R. na frente de toda a equipe! E usando megafone. A cena termina com Colt dando sua interpretação sobre o estado de espirito do cowboy, na verdade do seu próprio estado de espírito: “Ele está arrependido.”

O subtexto costuma ser bem mais sutil do que isso. Mas nesse filme, o roteirista fez a opção consciente por deixar tudo muito exagerado e, nesse caso, funciona muito bem.

É claro que também temos muitas cenas de ação! Esse cara muito esperto se mete em altas enrascadas e confusões procurando uma estrela de Hollywood! Sai na porrada com os capangas de um traficante, usa um alucinógeno e fica enxergando um unicórnio em todo o lugar que vai.

E nesse momento não muito propício, ele recebe uma ligação da Jody pedindo conselhos, proporcionando a melhor cena do filme. Ela está insegura de usar a tela dividida no seu filme. Alguns roteiristas torcem o nariz quando se usa esse tipo de recurso, por parecer um recurso fácil, apelativo, e que pode confundir o espectador. Mas como já mencionei, o roteiro fez a opção pelo exagero, e funciona muito bem. As ações dos dois personagens são coordenadas, uma metade da tela espelha o que está acontecendo na outra. Um exemplo perfeito de metalinguagem.


maio 03, 2024   Posted by Admin in , , with No comments

0 Comments:

Postar um comentário

Pesquisar